A taxa Selic caiu, e agora!?

É esse tipo de chamada que várias instituições financeiras estão usando para atrair a atenção dos investidores. Se você está lendo esse texto, pelo visto funcionou com você também (risos).Sempre que eu me deparo com esse tipo de manchete eu lembro daquelas propagandas: “Promoção relâmpago! Quer pagar quanto!? O patrão ficou maluco e mandou vender barato!” Essas ofertas são tentadoras, não são? Mas não deveria ser assim com os seus investimentos. Não é apenas porque a taxa Selic caiu que necessariamente temos que correr para a renda variável.

É claro que todos queremos rentabilidades mais altas para acelerar o crescimento de nossos patrimônios. Investimentos em renda variável (como fundos, ações e etc) são boas opções, mas essa escolha NÃO deve ser feita apenas porque a taxa Selic caiu, até porque esses investimentos vêm acompanhados de um risco mais elevado. Você deve sim buscar a renda variável, mas como forma de diversificar a sua carteira de investimento. Isso deve ser feito de forma planejada e alinhada aos seus objetivos.

No geral, investimentos em renda variável são uma ótima opção de longo prazo. Para isto, você precisa ter uma boa reserva de emergência (para curto prazo) e uma boa parcela dos seus investimentos em renda fixa (para atender aos seus objetivos de médio prazo, como a compra de um veículo ou imóvel). Se você já estiver investindo nessas duas categorias, a renda variável deve ser o seu próximo passo.

Uma outra coisa que não te contam é que apesar da queda da Selic nos últimos anos (de 14,25% a.a. em 2015 para 7% a.a. em 2017), a inflação também caiu nesse período (de 10,67% a.a. em 2015 para 2,95% a.a. em 2017), portanto, a taxa de juro real, que leva em consideração o efeito da inflação na taxa de juros, se manteve entre 3% e 4% ao ano nesse período. Essa taxa de juro deveria ser o indicador mais importante para os seus investimentos, já que ela desconta o efeito da inflação. Não adiantaria nada você ganhar 20% de juros em uma aplicação se a inflação do mesmo período fosse de 21%.

E antes que alguém fale que a inflação não está caindo porque os preços continuam subindo, perceba que a inflação está caindo sim, mas ela ainda existe. Isso significa que os preços vão continuar aumentando, mas a uma velocidade mais baixa do que anteriormente.

O real motivo que torna a renda variável mais atrativa em tempos de Selic baixa é que a economia tenderá a aquecer, já que os empresários terão mais incentivos para investir nas suas empresas. Com isso, essas empresas gerarão mais lucros, aumentando seus valores de mercado, pagando mais dividendos e fazendo os investidores em renda variável mais felizes.

Para fazer o cálculo acima eu criei uma planilha que o estou disponibilizando neste link. Ela vai te ajudar a calcular os juros reais, em função do valor da Taxa Selic e da Inflação. A planilha também vai te ajudar a converter juros mensais em juros anuais e vice-versa.

Bons investimentos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s