Planilha para comparar seus investimentos

Eu te entendo! Eu também ficava perdido quando olhava as opções de renda fixa no site da minha corretora – “O que será que renderia mais, um CDB que oferecia 118% do CDI ou um LCA que oferecia 105% do CDI?” Este post encerra uma série de 4 posts onde eu expliquei alguns dos principais tipos de investimento em renda fixa: Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA, e CRI/CRA. Vimos que cada um desses investimentos possui suas particularidades, além de oferecer diferentes rentabilidades, diferentes prazos de vencimento, apresentar diferentes riscos e ser oferecido por diferentes instituições.

Se você ainda é daqueles que só “investe” na Poupança, ou mesmo que já tenha dado os primeiros passos no Tesouro Direto, chegou a hora de pensar em diversificar e sofisticar os seus investimentos a fim de obter rentabilidades mais atrativas. Para te ajudar, no final desta página estou disponibilizando uma planilha que compara as diferentes rentabilidades dos CDB, LCI/LCA, CRI/CRA oferecidos pela sua corretora. Com esta planilha você poderá calcular a taxa de rentabilidade real (já descontando o imposto de renda) bem como o rendimento líquido de cada uma das opções.

RendafixaPara utilizar a planilha, basta que você vá ao site de sua corretora, procure os investimentos de renda fixa oferecidos que estejam dentro dos seus objetivos (investimento mínimo, prazo, risco, etc), e preencha as características desses investimentos nas áreas correspondentes ao tipo de investimento desta planilha. Para ilustrar o funcionamento da planilha, ela já está inicialmente preenchida com as opções de investimentos desta tabela, como exemplo.

Você pode consultar o valor atual do CDI através do site da Cetip. Já o valor do IPCA pode ser obtido clicando aqui (note que neste site você deve buscar o IPCA no campo “o valor acumulado 12 meses”). Na planilha eu utilizei os valores atuais apenas como exemplo. O CDI era igual 6,64% ao ano e o IPCA era igual a 3,2% ao ano. Mas lembre-se que o resultado obtido nas contas dos investimentos pós-fixados são apenas estimativas, já que o CDI e IPCA oficial só serão conhecidos ao final do período, então, o resultado final pode ser diferente do calculado na planilha. A planilha pode te auxiliar a simular o que aconteceria com seus investimentos se o CDI ou a inflação aumentassem ou diminuissem durante o período do seu investimento.

Para comparar investimentos que possuam valor inicial ou prazos diferentes, você pode olhar para o resultado do campo “Taxa de Rentabilidade Real” (já descontado o imposto de renda e outros cálculos). Essa informação poderá ser usada como um indicador de qual investimento é mais atrativo.

DOWNLOAD

Faça o download da planilha e compartilhe essa página com seus amigos. Bons investimentos!

 

Uma resposta em “Planilha para comparar seus investimentos

  1. Pingback: 10 perguntas para o gerente do seu banco | A Tal Independência Financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s