Planilha para calcular seus investimentos

Chegou a hora de você começar a escrever a história da sua própria independência. Mas para não ter surpresas como o nosso ex-príncipe do post anterior (veja aqui), estou disponibilizando uma planilha para download que vai te auxiliar a planejar a sua independência financeira.

A planilha está dividida em duas partes:

  • Acúmulo de Patrimônio
  • Rendimentos Mensais


ACUMULAÇÃO DE PATRIMÔNIO COM APORTES MENSAIS

A primeira parte da planilha permite que você calcule o patrimônio a ser acumulado ao longo de um determinado período.

Aportes: preencha o ‘1. Investimento Inicial’ e os ‘2. Aportes (investimentos) Mensais’. Você pode ainda calcular o patrimônio acumulado apenas pelo investimento inicial ou apenas pelos aportes mensais, bastando preencher com 0 (zero) no outro campo.

Período: para este cálculo também é necessário informar o ‘3. Período’, em meses, durante o qual os aportes mensais serão feitos. No caso de nosso ex-príncipe do post anterior, ele investiu dos 23 anos aos 60 anos, o que daria um total de 37 anos, portanto, 444 meses.

Rentabilidade: por último, além de informar a ‘4. Média da Taxa de Juros Anual’ estimada (aquela informada pelo banco ou corretora), você precisará informar também a ‘5. Média da Inflação Anual’ estimada no período, para que a planilha possa calcular os Juros Reais, ou seja, descontando o efeito da inflação. Observe que para cálculos de longo prazo, especialistas recomendam que sejam utilizados Juros Reais iguais a 4% ao ano (0,33% ao mês). Você pode obter esse valor preenchendo a ‘4. Taxa de Juros’ com 8,16% e a ‘5. Inflação’ com 4,0%.

Patrimônio Acumulado: a planilha calculará então o valor do Patrimônio acumulado durante o período indicado.

* Lembre-se que, para garantir que esses cálculos estejam corretos, na prática, é necessário que você aumente os seus aportes mensais proporcionalmente ao aumento da inflação ao longo do tempo. Por exemplo, se você planejou investir R$100 por mês e percebeu que a inflação foi de 10% no ano, você precisará passar a investir 10% a mais todo mês, ou seja, R$110.

RENDIMENTO MENSAL DO SEU PATRIMÔNIO

A segunda parte da planilha, do lado direito, vai te ajudar a calcular o rendimento mensal que você pode ter se mantiver o seu patrimônio investido.

6. Preencha o valor do Patrimônio no campo indicado (pode ser o valor calculado na parte anterior)

7. Preencha o imposto de renda (geralmente o IR em investimentos de longo prazo é igual a 15%)

8. Preencha os Juros Reais ao mês (pode ser o mesmo valor calculado na parte anterior)

Finalmente, confira o resultado do cálculo do Rendimento Mensal Líquido. Esse é o rendimento líquido mensal, já descontando o imposto de renda e a influência da inflação, ou seja, sem perder o valor do patrimônio acumulado.

Clique na figura para fazer o download da planilha.

DOWNLOAD

Simule seus investimentos e planeje sua independência

Ao variar valores como aportes mensais, período e taxa de juros, você pode observar como cada um desses fatores influenciam na acumulação do patrimônio e de seus rendimentos. A partir daí você pode revisar o seu planejamento e decidir se precisa, por exemplo, aumentar seus aportes mensais, acumular por um período mais longo, ou buscar investimentos mais rentáveis, para que possa atingir seus objetivos.  Não esqueça de compartilhar esse post com seus familiares e amigos. Tenho certeza que eles vão te agradecer.

 ———~~~———

Clique aqui e cadastre seu email para receber notificação sobre novas publicações.

3 respostas em “Planilha para calcular seus investimentos

  1. Pingback: Como montar sua carteira de investimentos | A Tal Independência Financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s