Reserva de Emergência

Você já parou para pensar sobre a origem e o significado de algumas expressões da língua portuguesa? Por exemplo, “dar a receita de bolo” significa algo como ensinar um passo a passo simples de forma que qualquer pessoa possa segui-lo. Eu não sei você, mas eu já desperdicei várias xícaras de farinha e algumas dúzias de ovos tentando seguir algumas dessas receitas. “Dar o caminho das pedras” é uma outra expressão com significado semelhante. Alguém aí já experimentou andar sobre pedras? Não é uma tarefa fácil. Por que não criaram a expressão “dar o caminho do gramado”!?

Para você não desperdiçar mais ovos e nem pisar em pedras, eu vou te contar um ingrediente da independência financeira que, apesar de trivial, muitas pessoas simplesmente o ignoram em suas receitas. Estou falando da famosa reserva de emergência.

No artigo Primeiros Passos para a Independência eu listei os 5 primeiros passos dessa jornada: registre seus gastos diariamente, classifique as despesas em categorias, reduza as despesas cortando o quanto for necessário, renegocie suas dívidas, e poupe mensalmente.

Parabéns! Sobrou dinheiro!!! Vamos começar a investir agora? Bem, mais ou menos. Antes de buscar aqueles investimentos mais arrojados com rentabilidades mais altas para acelerar a velocidade de sua jornada para a independência financeira, você precisa primeiro criar a sua reserva de emergência. É fundamental que você tenha no mínimo o equivalente a 6 meses de despesas mensais em algum investimento com liquidez imediata e baixo risco. Eu particularmente recomendo o equivalente a 10 ou 12 meses.

Sim, esse montante ficará investido em ativos que pagam rentabilidades abaixo do que você poderia ganhar em investimentos mais arrojados, por outro lado, apesar destes últimos prometerem altas rentabilidades no médio/longo prazo, eles geralmente flutuam muito e podem ter variações altas no curtíssimo prazo, para cima ou para baixo. Por isso você não pode contar com eles para uma emergência, já que a emergência pode coincidir com um dia ou período em que eles estão em baixa, e você, consequentemente, perderia dinheiro se precisasse resgatá-los nessas ocasiões.

Reserva_emergencia

Cuidado com as pedras no caminho!

E não deixe esse nome te enganar. Não se trata apenas de emergências no sentido literal da palavra. Essa reserva pode, por exemplo, te ajudar em um mês em que você tenha feito gastos imprevistos. Isso evita que você faça dívidas, use o cheque especial, pegue um empréstimo ou volte a ficar dependente do cartão de crédito.

Mas ao contrário da “receita de bolo” e do “caminho das pedras”, a criação de uma reserva de emergência exige muita disciplina, dedicação e perseverança. Enquanto você está criando a sua, vai ouvir amigos se gabando sobre estarem ganhando dinheiro em algum investimento da moda. Por outro lado, provavelmente eles não te contaram sobre quando tiveram que recorrer a esse investimento por conta de uma emergência e acabaram perdendo dinheiro. Se você busca algo rápido e sem esforço está no blog errado. Para os que estão no blog certo, continuem acompanhando para saberem onde vocês podem começar a acumular as suas reservas de emergência.

5 respostas em “Reserva de Emergência

  1. Pingback: Como montar sua carteira de investimentos | A Tal Independência Financeira

  2. Pingback: A taxa Selic caiu, e agora!? | A Tal Independência Financeira

  3. Pingback: LCI e LCA, mais seis letrinhas para a coleção | A Tal Independência Financeira

  4. Pingback: O Procrastinador do Futuro | A Tal Independência Financeira

  5. Pingback: Comece a investir no Tesouro Direto com apenas R$45 | A Tal Independência Financeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s