Os ovos da galinha de ouro

chickenImagino que todos conheçam o dilema de causalidade que surge da expressão “O que veio antes, o ovo ou a galinha?”. Deixando a filosofia e a religião de lado por um instante, gostaria de usar este dilema para lhe desafiar. Se você for como eu, e imagino que como a maioria dos brasileiros, você pensa que antes de começar a investir para a aposentadoria, primeiro você precisa fazer o dinheiro sobrar no final do mês. Será mesmo? E quando isto vai acontecer? Só depois que tiver um aumento? Ou só quando quitar as dívidas do cartão? Ou quando você trocar de emprego? Ou quando terminar de pagar aquele empréstimo? Ou quando o seu filho nascer? Desculpe a sinceridade, mas sinto lhe informar que a verdade é que desse jeito o dinheiro nunca vai sobrar no final do mês. Ou talvez isso só aconteça tarde demais.

Em uma reportagem da Folha de S.Paulo publicada no dia 11 de dezembro de 2017, o jornal analisa o resultado assustador de uma pesquisa realizada pelo do Datafolha. Dentre outras coisas, a pesquisa identificou que 65% dos brasileiros não poupam para o futuro. Mesmo entre os ricos ou mais escolarizados, cerca de metade dos entrevistados não faz reservas. Do pequeno grupo de 35% que disse poupar para a aposentadoria, mais da metade poupa no máximo apenas 10% do que ganha.

Pare de se sabotar! Você é a sua única limitação. Somos bombardeados pelo consumismo todos os dias, na Internet, no rádio, na televisão: “compre isso”, “beba aquilo”, “seja como ele”… É compreensível acabarmos gastando tudo o que ganhamos, e muitas vezes até o que não temos, afinal, eles parcelam no cartão (e “sem juros”!). Acontece que você precisa ser a sua própria mudança, você precisa dar o primeiro passo. Invista na sua aposentadoria mensalmente. Comece com algo, por mínimo que seja. Crie o hábito. Abra mão de algo mensalmente em troca de uma vida melhor para aquele(a) senhor(a) que você vai se tornar. Você vai se surpreender. Perceberá que isso, por si só, dará mais prazer do que algumas daquelas compras influenciadas pelo consumismo.

Só você pode resolver o seu dilema!

Dependendo da sua idade, aposentadoria pode ser um assunto distante. Você pode estar certo, mas provavelmente está encarando isto da forma errada. Na verdade, você precisa tirar proveito do fato de ainda ter alguns anos pela frente até lá. Talvez você ainda não conheça o poder dos tais juros compostos (juros sobre juros ao longo dos anos). Talvez você não perceba que qualquer valor, por mínimo que seja, fará uma diferença enorme no futuro. Talvez você não saiba que se começar agora você terá acumulado um montante muito maior quando chegar lá. Bem, agora você já sabe!

Voltando ao dilema do ovo ou da galinha, a escolha é exclusivamente sua. Você quer comer um ovo frito agora ou prefere esperar pelo frango assado? Ou quem sabe até mesmo saborear um delicioso Coq Au Vin em um dos famosos restaurantes da Champs-Élysées? Eu já achei o meu “Ponto de partida”, e você? Afinal, só você pode resolver o seu dilema!

Ah, não esqueça de compartilhar o blog com aquele seu amigo que está precisando de um empurrãozinho…

13 respostas em “Os ovos da galinha de ouro

  1. Pingback: O Procrastinador do Futuro | A Tal Independência Financeira

  2. Parabéns meu amigo! Excelente texto com uma linguagem simples, tema importantíssimo e ignorado pelos brasileiros. Grande abraço

  3. Rodrigo, excelente texto. Lembrou-me de um evento ocorrido há muitos anos atrás em que um colega de trabalho me disse que não poupava porque recebia muito pouco e “10% de zero é zero!”. O que você diria a ele?

  4. Excelente iniciativa! Tema extremamente importante para todos, porém muito pouco considerado pela grande maioria!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s